segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caminho da Fé - 05.05.2011 ( São Carlos - Porto Ferreira)

Olá pessoal, a partir desta postagem vou tentar resumidamente relatar o nosso dia a dia no Caminho da Fé colocando na sequencia algumas fotos. Como disse na postagem anterior partimos de São Carlos e nesse primeiro dia pernoitamos em Porto Ferreira, pedalando 64,55Km.

A região de São Carlos foi primeiramente povoada quando da abertura da trilha que, partindo de Piracicaba, ia até as minas de ouro de Goiás, no final do século XVIII.

Como muitas cidades do estado, São Carlos experimentou grande desenvolvimento na época do café e com a chegada da ferrovia. Entretanto, como poucas, soube reinvestir seus ganhos na industrialização, ressucitando vigorosa da crise de 1929. Nada disto seria possível sem a ajuda dos imigrantes italianos e alemãs que para cá vieram.

Ainda encontramos alguns prédios antigos no centro da cidade.(fotos).

Após um pouco da história da cidade, o nosso dia começou cedo. Acordamos por volta das 6.00h, para irmos a missa na Matriz que começava as 7:00h para receber as bençãos de Deus para nossa peregrinação. A missa foi belíssima e de fato recebemos as bençãos, ao final o padre direcionou-se para a gente nos abençoou e disse: " Desejo que vcs. vão com amor, façam o caminho com amor e cheguem com amor".

Mas existe um ditado que diz marinheiro de primeira viagem sofre. Apesar de termos deixado as bikes prontas tínhamos ainda que despachar as malas bikes e malas que levamos as roupas para Aparecida, resultado os Correios só abriu as 9:00hs, o que fez com que iniciassemos o pedal quase 10:00h.

Ao sairmos da área urbana de São Carlos pegamos a trilha e aí veio o primeiro ensinamento do caminho: Siga as setas da vidas, pois caso contrário vc. pode se dá mal"

O caminho é todo sinalizado por setas amarelas, o que faz com o peregrino não se perca, porém após pedalarmos uns 4 ou 5km nos distraímos e perdemos as setas, resultado pedalamos mais uns 3km de graça, ainda bem bem que foi no início pois se isso tivesse acontecido alguns dias depois 3km faria uma grande diferença.

Saindo de São Carlos o caminho tem apenas um subida difícil (foto) até chegar ao Santuário da Babilônia, segundo contam, houve um grande incendio na região, tudo foi queimado, excetuando-se uma árvore. Nela foi encontrada uma imagem de N. Sra. Aparecida. Ironicamente a árvore que guardou a imagem foi cortada para a contrução da Igreja, que tem um estilo arquitetônico original para a região. (Vejam a foto).

De Babilônia para Descalvado são 29,69Km. Descalvado ou escalvado significa: "sem cabelos", "careca", ou ainda "um local com vegetação rasteira". O nome não deriva da qualidade do solo da região que na verdade é muito bom. Era sim a alcunha de um morro ao sul da cidade, que servia de referência aos viajantes vindos de Rio Claro seguindo em direção a Araraquara. a devoção dos primeiros exploradores vindos de Minas Gerais fez erguer a primeira igreja dedicada à N.Senhora do Belém. (foto).

Nossa maior dificuldade nesse trecho foi em virtude do sol bastante quente, pois iniciamos tarde como relatei acima, chegando ao ponto de ficarmos sem água e por volta das 14:00h ainda não tínhamos comido absolutamente nada foi quando encontramos 04 laranjas na rodovia (foto), foram as melhores laranjas que já comi na vida,rsrsr.

Mas um ensinamento do caminho: "Valorize as coisas mais simples da vida" naquele momento aquelas laranjas foram abençoadas por Deus.

Chegamos em Descalvado por volta das 15:30h onde carimbamos a credencial fizemos um lanche ( X-Tudo) para em seguida partir para Porto Ferreira.

De Descalvado para Porto Ferreira, tem mais uns 20Km. A cidade fica entre as antigas grandes plantações de café de Ribeirão Preto e o porto de Santos, sendo a ferrovia um grande fator de desenvolvimento.

Chegando em Porto Ferreira, por volta das 18:00h fomos até ao Hotel Cheffer, para carimbar a credencial e pernoitar porém não tinha vaga, mas o rapaz da recepção foi muito legal com agente, ele ligou para outro "hotel" de rodovia e conseguiu uma vaga onde pernoitamos para no dia seguinte seguir para Tambaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário